Tudo que você precisa saber sobre Umectação! | Blog - Metamorfose Cosméticos

FRETE GRÁTIS PARA O BRASIL nas compras acima de R$ 99,90

13/11/2020

Tudo que você precisa saber sobre Umectação!

Quando os fios estão muito ressecados e danificados, precisam de uma hidratação. Porém, muitas vezes, só hidratar o cabelo não resolve o problema. Para combater o ressecamento, a porosidade e manter o fortalecimento dos fios, você pode fazer uma umectação capilar.

A umectação tem ganhado espaço nos últimos tempos, principalmente, entre as cacheadas e crespas, mas pode ser feita também em cabelos lisos, ondulados e que estão em transição. Hoje, a Met vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre a umectação!

 

O QUE É?

A Umectação é um tratamento capilar à base de óleos vegetais. O nome da técnica vem, justamente, da ideia de umedecer os fios. Os óleos vegetais trazem inúmeros benefícios para o cabelo. Na umectação, eles repõem a oleosidade natural dos fios, mantendo-os hidratados e saudáveis. Basicamente, aplica-se um óleo vegetal no cabelo antes do banho ou à noite – existem métodos diferentes, mas a Met fez um passo a passo para você nesse Blog!

 

PARA QUEM É INDICADA?

A Umectação é indicada para quem está com os cabelos muitos ressecados e procura uma forma eficaz de hidrata-los. Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, mas é mais conhecida pelas cacheadas e crespas, afinal, os cachos são naturalmente mais ressecados por conta do seu formato em espiral. Saiba mais sobre cabelos cacheados, clicando aqui! 

 

BENEFÍCIOS DA UMECTAÇÃO:

Além de combater diretamente o ressecamento e a porosidade, a umectação deixa os fios muito mais saudáveis. Uma vez saudáveis, os cabelos recebem inúmeros benefícios, tais como:

  • Redução da quebra dos fios
  • Diminuição do frizz
  • Fortalecimento da fibra capilar
  • Toque mais suave
  • Menos formação de nós
  • Mais brilho e mais definição
  • Oxigenação do couro cabeludo

 

QUAL É O MELHOR TIPO DE ÓLEO?

O importante nesse processo é usar óleos 100% vegetais, ou seja, sem aditivos químicos. Escolha aquela que melhor se adequa às necessidades do seu cabelo. Alguns tipos de óleos que podem ser usados são: óleo de coco, óleo de baru, óleo de argan, óleo de rícino, óleo de amêndoa, óleo de manga, óleo de abacate, óleo de girassol... A Metamorfose Cosméticos possui, em sua gama de produtos, alguns dos óleos mais usados para umectação.

- Óleo de Coco: é um dos mais conhecidos. É rico em vitamina K, E, ácidos graxos e ferro. Também é famoso pelo poder de penetrar profundamente na fibra capilar, protegendo os fios e retendo a umidade natural. Saiba mais sobre os benefícios do Óleo de Coco, clicando aqui!

- Óleo de Argan: também é bastante conhecido e contém as vitaminas A e D, fundamentais para recuperação e nutrição dos fios. Tem ação antioxidante e rejuvenesce a fibra capilar. Temos uma linha completa rica em óleo de Argan, a Argan e Arginina!

- Óleo de Baru: apesar de não ser tão conhecido, é 3 vezes mais poderoso que o Óleo de Argan. Tem alto poder de regeneração e é rico em ômegas 3, 6 e 9, vitaminas A e E.

 

COMO FAZER A UMECTAÇÃO?

Vamos ensinar 2 formas de fazer a umectação. A Umectação diurna (ou normal) e a Umectação noturna. Confira:

- UMECTAÇÃO DIURNA (Normal)

1) Separe o cabelo (seco) em mechas e aplique o óleo vegetal em cada uma, enluvando o comprimento do fio. Massageie bem o couro cabeludo com o óleo para ativar a circulação sanguínea.

2) Cubra os fios com uma touca ou lenço e deixe agir por, aproximadamente, 30 minutos.

3) Após a pausa, lave os cabelos normalmente para tirar o óleo dos fios.

 

UMECTAÇÃO NOTURNA:

  1. Separe o cabelo (seco) em mechas e aplique o óleo em cada uma delas, enluvando o comprimento dos fios. Lembre-se de fazer a massagem no couro cabeludo para ativar a circulação.
  2. Com uma toalha, tire o excesso do óleo, pressionando levemente a tolha contra o cabelo. Não esfregue, nem faça movimentos de muito atrito.
  3. Vá dormir com uma toca de banho ou de cetim para que o produto consiga agir durante a noite, sem provocar manchas.
  4. Ao acordar, lave os cabelos normalmente, tirando o restante de óleo dos fios.

 

Aprendeu? Agora que você sabe tudo sobre umectação, pode incluir esse tratamento no seu cronograma capilar!

POSTS RECENTES

Atendimento
Atendimento
receba nossas novidades