Óleos Vegetais: tudo o que você precisa saber | Blog - Metamorfose Cosméticos
21/02/2019

Óleos Vegetais: tudo o que você precisa saber

Os óleos estão presentes na composição de diversos produtos que utilizamos diariamente e também pode ser usado de maneira pura para tratamentos estéticos, mas você sabe o que são?

Existem dois tipos de óleos: os vegetais e os minerais. O primeiro é extraído de plantas, como o trigo, o coco e o karité, por exemplo; e uma de suas principais funções é nutrir. No tratamento capilar, ele penetra no interior do fio, devolvendo brilho, maciez e maleabilidade. Já o segundo é um derivado do petróleo. Ele costuma ser mais barato e sua ação é completamente superficial, dando o famoso “efeito cinderela”. Ou seja, ele não penetra nos fios; age apenas formando uma camada que parece deixá-los saudáveis e brilhosos, porém por não conseguir penetrar, deixa-o seco na sua camada interna.

Mas como identificar esse produto? Óleo mineral, petrolatum, paraffiniumm liquidum, todos esses são os nomes dados a este elemento que faz tão mal aos cabelos. Um exemplo é a vaselina, usada para bloquear a ação química dos relaxamentos, ou evitar que a pele manche durante a coloração, o que nos mostra que ela claramente não é absorvida pelos fios.

Atualmente, a maioria dos cosméticos contém óleos derivados do petróleo, pois torna o produto extremamente barato em relação aos óleos vegetais. Essa economia traz reflexos negativos no tratamento capilar, visto que o couro cabeludo não reconhece os óleos minerais e acaba causando danos aos fios. É necessário ficar atento, pois esse elemento vem disfarçado em produtos usados por nós diariamente, como cremes de pentear, pomadas, óleos capilares, entre outros.

Atente-se às composições dos cosméticos, leia os rótulos e não se deixe enganar pelos aromas e os corantes agradáveis que distraem a atenção do consumidor. Este são passos imporantes para obter qualidade e um resultado a curto, médio e longo prazo.

Os produtos da Metamorfose são todos feitos com óleos vegetais e silicones, promovendo tratamento de verdade aos fios.

Conheça nossos óleos:

Óleo de Coco

- Óleo de Baru

- Óleo Bifásico

POSTS RECENTES

receba nossas novidades