Cronograma Capilar: tudo o que você precisa saber! | Blog - Metamorfose Cosméticos

FRETE GRÁTIS PARA O BRASIL nas compras acima de R$ 89,90

10/07/2020

Cronograma Capilar: tudo o que você precisa saber!

Ultimamente, ouvimos muito sobre o tal cronograma capilar e seus milagres. Mas muitas mulheres ainda têm dúvidas em relação a ele: o que é, para quem é indicado, como montar o seu... Por isso, respira fundo que a Metamorfose vai falar tudo o que você precisa saber sobre Cronograma Capilar!

O QUE É?

Um Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala uma série de tratamentos. São eles: hidratação, nutrição e reconstrução, que tem o objetivo de hidratar, nutrir e reconstruir os fios, respectivamente. Cada etapa do cronograma oferece uma solução para problemas específicos como cabelos com muito frizz, sem movimento, quebradiços – danos causados por fatores como uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos, cloro da água, incidência dos raios solares...

PARA QUE SERVE?

O cronograma capilar é como uma agenda de tratamentos que visa deixar os cabelos saudáveis por mais tempo, repondo tudo o que o fio precisa. Baseado nas maiores necessidades do seu cabelo, você monta o cronograma capilar e consegue repor o que estava faltando! 

PARA QUEM É INDICADO?

Todos os cabelos sofrem com fatores externos e químicos, até mesmo com o passar do tempo, os fios vão perdendo nutrientes essenciais para sua saúde. Portanto, não há restrições: esse tratamento é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da sua textura ou curvatura.

COMO SABER DO QUE MEU CABELO PRECISA?

Antes de montar o seu cronograma capilar é necessário entender a necessidade do seu cabelo. Dessa forma, você consegue optar pelo melhor tratamento e oferecer o que ele precisa sem errar!

Para descobrir, você tem duas opções: a primeira é ir ao salão de beleza e fazer uma análise com um profissional. Ele vai saber exatamente o que está faltando no seu cabelo (existem novas tecnologias que mostram, inclusive, a estrutura capilar em tempo real).

A segunda opção é fazer um teste de porosidade em casa. A porosidade está diretamente ligada as cutículas capilares. Para fazer o teste, coloque  um pouco de água em um copo ou outro recipiente transparente e, em seguida, coloque um fio de cabelo seu na água. Espere uns 10 minutos e analise o resultado.

  • Se o cabelo ficar boiando na água, está com baixa porosidade. Isso significa que as cutículas estão mais fechadas e fica mais difícil de absorver a água ou qualquer tipo de tratamento. Você precisa de mais hidratação.
  • Se o cabelo ficar no meio do copo, sem afundar nem boiar, é média porosidade, as cutículas estão semi-abertas e isso indica que você precisa de mais nutrição.
  •  Se o cabelo afundar, ficar no fundo do copo, seu cabelo está com alta porosidade, ou seja, as cutículas estão muito abertas. O cabelo até consegue absorver a água rapidamente, porém, também perde com muita facilidade. Você necessita de uma reconstrução.

ETAPAS DO CRONOGRAMA:

Nutrição: um cabelo nutrido consegue se proteger contra as agressões diárias que causam ressecamento, frizz e enfraquecimento da fibra capilar. Uma máscara de nutrição é responsável pela reposição da camada lipídica que o cabelo já tem com a oleosidade. Assim, as cutículas se mantém alinhadas, impedindo a perda da hidratação pelo córtex (a parte mais interna do fio).

Hidratação: o córtex do fio é o grande beneficiado com uma hidratação, já que a máscara de hidratação faz a reposição hídrica na fibra capilar. É essa água que garante a flexibilidade, elasticidade e maciez do cabelo, além de mantê-lo livre do ressecamento.

Reconstrução: para cabelos muito danificados, que tenham perdido massa, afinado ou quebrado por conta de processos químicos ou outros fatores, a reconstrução é fundamental. A máscara faz uma reposição de proteínas, devolvendo força ao fio, encorpando-o e evitando que quebre.

COMO MONTAR MEU CRONOGRAMA?

Separe três dias de cada semana do mês, em cada dia você vai fazer um tratamento, focando em um deles dependendo da necessidade do seu cabelo. Deixamos aqui apenas um exemplo, como sugestão de cronograma capilar:

1ª semana: hidratação no dia 1, nutrição no dia 2 e reconstrução no dia 3.

2ª semana: nutrição no dia 1, hidratação no dia 2 e nutrição no dia 3.

3ª semana: hidratação no dia 1, nutrição no dia 2 e reconstrução no dia 3.

4ª semana: hidratação no dia 1, reconstrução no dia 2 e nutrição no dia 3.

Procure não fazer mais de um tratamento no mesmo dia e faça um intervalo de 48 horas entre uma etapa e outra, para que os cabelos absorvam tudo que precisam e descansem.

QUAIS PRODUTOS USAR?

Agora que você já entendeu e já montou o seu cronograma capilar, está na hora de escolher os produtos certos e começar essa rotina de tratamentos! A Metamorfose Cosméticos tem um kit exclusivo para o Cronograma Capilar que inclui:

É altamente nutritivo, com ação emoliente e umectante. Revitaliza e suaviza os cabelos desgastados por processos químicos ou mecânicos, devolvendo o brilho, a maciez e a sedosidade aos fios. Tem efeito umectante e contém aveia, mel, karité, pantenol, babaçu e queratina.

Desenvolvido para surpreender por suas propriedades revigorantes e regeneradoras, agindo potencialmente em cabelos danificados, devolvendo o brilho, sedosidade e maciez perdidos através de processos químicos. É rico em queratina e contém açaí, Guaraná e pantenol.

Tem ação descongestionante, atua de forma equilibrada  no tratamento do couro cabeludo e fortalecimento dos fios. Este resultado é obtido através do sinergismo entre os ativos vegetais associados deixando os cabelos sadios, sedosos e brilhantes. Tem em sua composição copaíba, Andiroba, Babaçu, Karité, Pantenol E Queratina.

Compre o kit Cronograma Capilar e garanta os melhores produtos para começar seu tratamento!

POSTS RECENTES

Atendimento
Atendimento
receba nossas novidades