Cacheada: você sabe o que é Fitagem? | Blog - Metamorfose Cosméticos

FRETE GRÁTIS PARA O BRASIL nas compras acima de R$ 89,90

30/09/2020

Cacheada: você sabe o que é Fitagem?

            Você já deve ter ouvido o termo Fitagem, especialmente, se você tiver cabelos ondulados, cacheados e crespos. Essa técnica está se tornando cada vez mais conhecida, tanto por ser descomplicada e barata, quanto pela sua eficiência na definição e texturização dos cachos.

            Antes de você começar a fazer fitagem, é importante conhecer bem a técnica. Por isso, a Met vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tema e ensinar o passo a passo dessa tendência!

O QUE É?

A fitagem é uma técnica de texturização e finalização para deixar os cachos mais definidos. O processo de moldar os cachos se torna fácil e eficiente, sem a necessidade de químicas e ferramentas de calor para obter um resultado natural.

Basicamente, com a fitagem, é possível fazer a definição dos cachos com os próprios dedos e com um único produto (geralmente, um creme de pentear).

PARA QUE SERVE?

A fitagem é um procedimento que atribui textura aos fios, ou seja, muda o formato deles sem precisar de transformações químicas. Essa texturização ajuda a cachear os cabelos. Com a fitagem, os cachos ficam com muito mais definição, com volume controlado e menos frizz também.

PARA QUEM É INDICADA?

A fitagem é umprocesso específico indicado para todos os tipos de cachos:  cabelos ondulados, cacheados e crespos. Ela é muito utilizada por quem está passando por uma transição capilar, porque auxilia a cachear os fios alisados.

TIPOS DE FITAGEM

  • Tradicional: é a mais conhecida, feita com os dedos e partir da divisão do cabelo em mechas e utilização do creme (vamos ensinar o passo a passo certinho dessa técnica!).
  • Estruturada: é bem parecida com a tradicional, mas utiliza uma quantidade maior de produtos.
  • Plopping: tem o mesmo processo da tradicional, mas com uma diferença: a utilização de uma camiseta de algodão na cabeça para abafar os fios, com objetivo de aumentar o volume e diminuir o frizz. 

 

PASSO A PASSO – Fitagem Tradicional:

1º passo: lave os cabelos normalmente, com shampoo e condicionador.

2º passo: com os cabelos limpos e úmidos, divida-os em partes (você pode começar com cerca de 5 camadas). Use uma presilha ou prendedor para separar as seções.

3º passo: agora, você vai precisar de um creme de pentear ou leave-in de qualidade. O truque está na forma de passa-lo: coloque um pouco de produto nas mãos e penteie o cabelo com os dedos, como se o que estivesse entre os seus dedos fossem fitas (por isso, o nome da técnica). Comece sempre pela camada de baixo para facilitar a aplicação.

Para maior duração da texturização, recomendamos o uso de cremes concentrados e ricos em manteigas e óleos vegetais.

4º passo: repita o procedimento em todo o cabelo e você verá as fitinhas se transformando em cachos!

5º passo: deixe o cabelo secar naturalmente, evitando mexer nos cachos.

 

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

  • O resultado da fitagem pode durar até 5 dias, de acordo com o tipo de cacho e nível de oleosidade do cabelo.
  • A quantidade de produto utilizada faz toda a diferença. Não economize no creme, mas cuide para que os fios não fiquem pesados e evite passar perto da raiz, para evitar um aspecto oleoso nessa região.
  • Para manter o efeito da fitagem nos dias seguintes, utilize um bom umidificador de Cachos e repita o movimento de amassar os fios das pontas para a raiz.
  • Respeite o sentido do crescimento dos fios, ou seja, cachos que estão no topo da cabeça devem receber a fitagem para cima e cachos inferiores para baixo.
  • O ideal é fazer a fitagem a cada 15 dias, para não concentrar muito produto nos seus cabelos.
  • A fitagem tradicional diminui o volume dos cachos, portanto, se quiser uma finalização com mais volume, opte pela fitagem descontruída!

Então, pronta para começar a fazer essa técnica e deixar seus cachos mais modelados e definidos? Não esqueça de procurar os produtos adequados para a realização da fitagem! A Met tem cremes maravilhosos para te ajudar nesse processo, confere só:

- Creme de Pentear Disciplinante – 300ml

      Desenvolvido com dendê, coco, karité, pantenol e queratina, esse creme ajuda a disciplinar os cabelos, deixando-os sedodos e maleáveis. Além disso, reduz o volume, tem efeito anti-frizz e auxilia no pentear.

- Umidificador de Cachos Disciplinante – 300ml

      Perfeito para restaurar o efeito da fitagem, o Umidificador também possui óleo de dendê e queratina para repor os nutrientes perdidos em processos químicos ou mecânicos. Ajuda a modelar e definir as ondas e cachos e hidrata os cabelos!

POSTS RECENTES

Atendimento
Atendimento
receba nossas novidades